Como chegar e o que fazer em Pouso da Cajaíba, Paraty, RJ


Pouso da Cajaíba é uma comunidade caiçara pertencente ao município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

A chegada é possível através de barco partindo de Paraty (Cerca de 1h30 de barco, R$ 80,00 por pessoa em grupo de até 4 pessoas), Paraty Mirim (Cerca de 30min de barco, R$ 50,00 por pessoa em grupos de até 4 pessoas), ou através de trilha partindo da praia do Sono em Trindade. Vale lembrar que a trilha de Trindade até a Praia do Sono é de aproximadamente 1h30 e o terreno tem trechos bem acidentados, portanto, caso tenha chovido vale ir com calçados adequados para trilha. Á partir da Praia do Sono, a trilha é bem longa... dependendo do ritmo pode-se levar até 8h de caminhada!




O que fazer

Chegando em Pouso da Cajaíba, você vai se encantar com a tranquilidade e aconchego do lugar. Por ser uma vila caiçara, mantém a simplicidade e receptividade das pessoas. 
É possível fazer trilhas para as praias ao redor, como Martim de Sá e Praia Grande da Cajaíba. 
A trilha de 4km de Pouso até Praia Grande, passa por praias desertas e quase intocadas. Se houver disposição é possível esticar a caminhada e andar mais 4km até o Saco do Mamanguá, conhecido por ser cenário da lua de mel dos protagonistas do filme Crepúsculo.
O retorno até Pouso pode ser pela mesma trilha da ida ou através de barco da Praia Grande. 

Passeios de Barco

Caso não haja disposição para as trilhas, é possivel contratar passeios de barco que levam até essas praias também. O Saco do Mamanguá, por ser próximo de Paraty Mirim, vale ser visitado no final da viagem, no trajeto de retorno de Pouso. Já durante a estadia, vale o passeio de barco até Martim de Sá e Sumaca. 

A comunidade conta com mini mercearia e alguns poucos restaurantes para as refeições. Vale levar dinheiro para pagar os passeios de barco, mas os comércios locais aceitam cartão.

Aproveite a estadia no paraíso!

Comentários

Postagens mais visitadas