Viajando ao Pantanal? Saiba como organizar o roteiro perfeito.

    


    Se você está programando uma viagem ao Pantanal mato-grossense e está em dúvida do que fazer, aqui você descobrirá como organizar o melhor roteiro.

  Pantanal/Transpantaneira/Porto Jofre

    O Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon fica localizado na cidade de Várzea Grande, vizinha de Cuiabá. De lá você pode alugar um carro e iniciar o roteiro que falaremos à seguir.
    Do aeroporto até a cidade de Poconé, onde se inicia a Transpantaneira, são 170km de estradas pavimentadas.
   Dependendo do horário que chegar em Poconé, vale à pena se hospedar na cidade e pegar a transpantaneira ao alvorecer do dia para aumentar as chances de avistar os animais. Não recomendo dirigir à noite, pois é preciso muita atenção e visibilidade ao atravessar as 120 pontes que ligam a estrada até Porto Jofre. As 35 primeiras são de concreto, mas as demais são de madeira.


De Poconé à Porto Jofre

    O Pantanal é a maior planície alagada do mundo e a meca da vida selvagem nas américas. A região pantaneira fica alagada de outubro à março e seca durante os meses de abril à setembro, então dependendo da época do ano que você for, terá experiências diferentes.  Durante a seca, os animais saem mais em busca de alimentos, então é mais fácil avistá-los.    Independente da época, minha dica é que se alugue um 4x4 para fazer a travessia, pois a estrada em alguns trechos é bem acidentada e caso haja alguma chuva repentina, você estará preparado para passar pelos atoleiros. Outra dica importante é passar devagar pelas pontes, tanto por segurança, quanto pela possibilidade de ver algum bicho nas águas que passam por elas.

Abasteça em Poconé antes de partir, pois não existe nenhum posto de combustível no trajeto. Importante também levar água, lanches leves, protetor solar e muito repelente. Serão cerca de 4h de estrada, indo devagar para apreciar a paisagem e também preservar os animais que podem atravessar a estrada.

Chegando em Porto Jofre, nos hospedamos na Pousada Camping Casas Porto Jofre, ao final da transpantaneira, onde existe também um restaurante para as principais refeições. Não existe nenhum comércio local como padarias e mercados. O café da manhã e a comida no local foram muito saborosos. O gerente Marcelo e a proprietária, D. Silvia foram muito atenciosos.

O que fazer em Porto Jofre

Para os amantes da pesca, os rios que banham a região são a meca em diversidade de espécies e abundância de vida. 

Para os menos aficionados em pesca, que buscam a contemplação da natureza e da fauna e flora locais, é possível sair em passeios de barco à procura da onça pintada, por se tratar da região com a maior densidade demográfica desse animal em ambiente selvagem no mundo. Independente disso, não existe garantia em encontrá-las, uma vez que depende muito da sorte e das vontades da mãe natureza em te presentear com esse encontro. 

Para os ornitólogos de plantão, esse também é um destino de deleite por conta da diversidade e quantidade de espécie de pássaros em um ambiente quase que intocado da natureza do nosso Brasil.


Compartilhe conosco como foi a sua experiência e se as nossas dicas foram úteis nos comentários.
Para mais dicas, siga-nos também no Instagram 
















 

Comentários

Postagens mais visitadas