Cada um é o seu próprio universo
Você é o resultado do seu pensamento.
Naquele momento em que você dedica o seu foco em determinado assunto, seu mundo se torna aquilo. A somatória de momentos que trazem prazer é o que faz alguém feliz em dentro daquele intervalo de tempo. Os subsídios para criação de momentos felizes, dependem de uma base mínima para agregar experiências positivas o suficiente para te dar a recompensa da satisfação.
Essa base mínima varia de contexto para contexto. Os parâmetros de “base mínima” para mim variam do que são para você, por exemplo. As vezes a régua que você usa para medir a sua mínima condição de algo, é mais alta ou mais baixa que a minha, mas o que se obtém de satisfação considerando os momentos que você coleciona a partir daquele parâmetro, se de fato a sua felicidade.
O ser humano que vive abaixo deste parâmetro já conhecido por ele mas não atingido, coleciona momentos de vulnerabilidade por não ter o sentimento de todo. Está sempre faltando algo e esse faltar acarreta em preocupação e se não remediado, levando até à patologias psicológicas.
Quando você se conhece ao ponto de estabelecer os seus mínimos, nunca irá se submeter a nada menos do que aquilo que você realmente julga necessário para ser suficiente naquele aspecto. Não há barganhas com isso, pois o não preenchimento dessa lacuna, que é recurso de sobrevivência, afeta o funcionamento do todo.
A interação entre o universo que é você é o universo dos outros depende de harmonia para funcionar. Sempre que essa relação de interdependência não é respeitada e os sentimentos gerados e transmitidos pelos pensamentos são contrários ou conflituosos, a tensão aumenta e o gatilho da recompensa da satisfação não é acionado.
Nossos dias são finitos, por que não deixar de buscar felicidade a longo prazo e transformar essa busca em um projeto, que você constrói um pouco por dia, que não te leva a um destino final, mas sim por uma jornada em que a felicidade será sua companheira ao longo da estrada?
Os problemas sempre irão existir, o ponto é que eles precisam também existir para que nos façam enxergar que nossas intervenções são necessárias nas tratativas da vida. Temos necessidades que precisam ser atendidas, e como não é possível se delegar absolutamente tudo nessa vida, o que depende de você para ser realizado, deve ser realizado. A resolução dos problemas trazem satisfação. Problemas são importantes para que você se sinta no controle da situação diante deles e também seja autor da sua própria felicidade.



Comentários
Postar um comentário